domingo, 29 de maio de 2011

UM ESPAÇO, UM LUGAR, MUITO SABER


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4

Trabalho no Espaço do Saber há dois anos apenas, fui desenvolver um estudo e me encantei. Talvez minha perseverança ainda em Educação se deva ao fato de existir aquele Espaço. Nada lá se parece com conto de fadas; as experiências são desafiadoras; as possibilidades, inimagináveis; as dificuldades, múltiplas; mas a vontade, nordestina, brasileira, resiliente.

O Espaço do Saber foi fundado em 27 de Setembro de 2002, mas atende, especificamente, alunos com necessidades educacionais só a partir de 2005; está localizado na área urbana à Praça 2 de Julho, s/n, na Área de Lazer no município de Madre de Deus-Ba. Tem como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal. Sendo uma escola de pequeno porte, a instituição possui: duas salas de aula, uma área para leitura, uma cozinha, uma sala para atendimento fonoaudiológico, outra para a terapia ocupacional, uma secretaria, dois banheiros feminino e masculino, um Centro de Tecnologia Assistiva; uma área aberta e um labirinto.

A Escola, em 2011, conta com 25 alunos com necessidades educacionais especiais, oriundos deste Município, de São Francisco do Conde, de Candeias e de Salvador (Ilha de Bom Jesus). O atendimento educacional é realizado com alunos com dificuldade intelectual (D.I.) e dificuldade auditiva (D.A.). No turno matutino e vespertino na turma dos D.I., são atendidos diversos educandos com dificuldades variadas: Síndrome de Down, paralisia cerebral, autismo e outros transtornos globais do desenvolvimento (TGD), além de dificuldades de aprendizagem. Na outra turma são atendidos os surdos.

Para auxiliar no processo pedagógico, bem como nos transtornos apresentados, a Instituição conta com profissionais especializados como: Fonoaudiólogo, Professor de Artes, de LIBRAS, de Língua Portuguesa, de Educação Física, um Coordenador pedagógico e de um Terapeuta Ocupacional. Além dessa equipe, a escola possui ainda, quatro Auxiliares de Serviços Gerais, dois Assistentes Administrativos, Vigilante, duas Merendeiras e uma Gerente.


NAPE

Hoje aprendi sobre o NAPE. Sabe o que é?

O NAPE - Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais foi criado pelo Reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho, através da Portaria nº. 074, de 26 de março de 2008, vinculado à Pró - Reitoria de Ensino de Graduação - PROGRAD, para implementação de políticas de acessibilidade à educação superior de pessoas com Necessidades Especiais, prioritariamente aquelas com deficiência, em conformidade com as ações das Secretarias de Educação Especial e de Educação Superior do Ministério da Educação - MEC.
Quer saber mais sobre o NAPE?
Acesse:
http://www.napeacessivel.ufba.br/index.html

Tecnologia Digital

Você já deve saber em que consiste a Tecnologia Assitiva.
E quanto à Acessibiliade digital?? Tem alguma idéia??
Você já ouviu falar em teclado virtual?? Sabe como funciona? Nos últimos dias descobri que continua ignorante.
Quer se arriscar a ter o mesmo sentimento??
Clique no endereço abaixo:
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B3m02sYyyorvZTVlOWNmNGUtOGU0OS00NTkzLTkzZWItMWM1YTI0OTU5NzM4&hl=en_US

Tecnologia Assistiva: afinal, o que é??

Tecnologia Assistiva, ou Ajudas Técnicas como também é chamado, é toda equipamento, software, serviços, dispositivo com acessibiliade que auxilie no desenvolvimento humano. Esse é uma definição que consigo compor agora recorrendo à memória.
Deixo aqui um texto que escrevi meados de 2010 quando tentava compreender essa tal de T.A.
https://docs.google.com/document/d/135kbWtyIV1W6oeajd1bUCdUeoRsDNl6EiYyu7L2RlpQ/edit?hl=en_US#
Mas, caso este leitor esteja interessado em compreender o objeto e a abrangência da Tecnologia Assitiva, indico e recomendo alguns endereços como por exemplo o da Assistiva Tecnologia e Educação.
A Assistiva Tecnologia e Educação é formado por uma equipe especializada em TA; visitei o site e recomendo uma visita exploratória.
http://www.assistiva.com.br/aee.html

Experiência com o R.Y.E.


Mas afinal o que é RYE??



R.Y.E. - Pesquisa sobre Yoga na Educação - http://rye.free.fr - é uma associação internacional, reconhecida mundialmente em Yoga na Educação...
Estou em fase de formação pelo R.Y.E, apliquei algumas técnicas no trabalho com os surdos do Espaço do Saber em 2010, gostei dos resultados, o estranhamento pelo preconceito e desconhecimento do que seja essa filosofia e técnica dificultam a sistematização do trabalho, algumas vezes, prejudica a cooperação entre os colegas. Mas... tudo pode ser superado quando o saber vem permeado pela integração e cooperação, acima de tudo, quando o desejo, a vontade sustenta o propósito.

Com os surdos trabalhei respiração, equilíbrio, trabalho com articulação das mãos e pés e, especilamente, técnicas de relaxamento. Vejam algumas fotos.

Há 6 etapas a serem alcançadas no processo de descobrimento de nossas potencialidades: viver juntos; eliminar toxinas e pensamentos negativos; adotar uma postura correta; respirar bem, ter calma; relaxamento; concentração. Quer saber mais?
http://www.yogaeduc.com.br/index_arquivos/Page2622.htm
Quando e onde será a próxima formação?
http://www.yogaencantada.com.br/cursos/2011/tye.htmlO Yoga na Educação é um caminho possível e necessário para que possamos compreender os sujeitos/indivíduos em nossa sala de aula como seres complexos, integrais e com reais potencialidades. A filosofia/técnicas se apresenta como um caminho a ser percorrido no sentido de educar o todo pela PAZ e para a PAZ.

Qual o papel do educador??

Definir parâmetros para a ação de um professor/educador está cada vez mais difícil, muitas são as demandas e a qualificação nunca é o bastante.
Recebi de uma amiga por e-mail um texto que diz ser um trecho de uma carta escrita ao professor do filho de ABRAHAN LINCOLN.
Quero compartilhá-la com vocês.
https://docs.google.com/document/d/1rvQCQ8EPLDUTBtVAx0Sf1tWS1KxmF2Ahf-bOem9YtoE/edit?hl=en_US#

TA: possibilidades de acesso e comunicação

A UFRGS, subsidiada pelo MEC, oferece um excelente Curso em Tecnologia Assistiva. Em meio a tantas descobertas, estou socializando alguns aplicativos que facilitam o trabalho comunicativo com alunos com NEE; o projeto é da PUC-PR e o software é livre. Vale apena conhecer.

http://www.ler.pucpr.br/amplisoft/

sábado, 28 de maio de 2011

Letramento bilingue para surdo

A questão do letramento do surdo tem sido minha paixão há pouco mais de um ano, motivo de investigação, estudo e reflexão.
Compartilho com o leitor um texto de Sueli F. Fernandes sobre letramento bilingue que considero esclaredor e ponto de partida para outras reflexões.
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B3m02sYyyorvNTE2OTU3MWYtODYwMS00ZGZhLTkzNjktNjQ5NjVhMWRkNzk5&hl=pt_BR

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Árvore da Esperança



Essa Árvore fica numa curva, num trecho mal cuidado e triste na estrada saindo de Candeias em direção à Madre de Deus; ela resiste aos verões mesmo num local pouco acolhedor. Todos os dias, altiva, nos cumprimenta e nos provoca a voltar no dia seguinte; imponente, parece nos fitar com a certeza que há beleza em seu galhos desalinhados e sem verde.

Ela é diferente!!

Quantas foram as vezes que imaginei-a sem vida, inerte e estéril, meses depois, ao fim do outono, suas follhas ressurgem, ela sorri para os viajantes e insinua um aceno, permite que, nas viagens que se seguem, seus brotos suavizem a rudeza da semivida ao redor.

I ENCONTRO ESTADUAL DE TA DA BAHIA

Inclusão: direito ou obrigação?

Vivemos a era da inclusão. Dia após dia políticas públicas são inseridas no cenário nacional sem sistematização e regulamentação, cria-se um paradoxo entre o ideal e o efetivo. É preciso mais que boa vontade para que o processo de inclusão venha de fato e de direito estreitar essa lacuna social.

Os mais radicais defendem a inserção de todo sujeito com necessidade educacional especial na escola regular, outros discutem a inserção gradativa com a transição dos ENEE na escola especial. Há algumas discussões sobre o processo, todavia muito pouco se discute sobre os efeitos da transição da escola especial para a escola regular, a mudança no processo educacional e, portanto, na vida desses sujeitos/indivíduos deve ser discutida com eles.

Afinal, o que se propõe é o melhor para o cidadão ou para o Estado?